Buscando cumprir sua missão de desenvolver projetos de PD&I em parceria com empresas, o IFMG firmou convênio de cooperação com um grande grupo do setor automotivo em 2014. Este convênio permitiu a construção de um sofisticado laboratório dedicado ao estudo de sistemas automotivos. A experiência na construção e execução de projetos via parceria com uma grande empresa e o corpo multidisciplinar qualificado de docentes/pesquisadores produziu o ambiente necessário para a aprovação do Polo de Inovação Minas Gerais no âmbito da chamada pública 02/2014 da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), com área de atuação inicialmente em "Sistemas Automotivos Inteligentes".
No final de 2018, o Polo IFMG propôs ampliar sua área de atuação em "Sistemas Automotivos Inteligentes" para "Mobilidade e Sistemas Inteligentes", passando a atuar nas seguintes sublinhas: "Sistemas Automotivos e Transportes" e "Otimização de processos e ativos móveis". A ampliação de área de competência do Polo, que anteriormente era apenas em "Aplicações Embarcadas" e "Protocolos de comunicação inter e extra veicular", visa favorecer a participação de microempresas, startups e indústrias da região nos setores de soft houses, transportadoras, agronegócio, mineração, sensores inteligentes, eletrônica embarcada, IoT, inteligência computacional, computação móvel, logística, análise de dados, otimização e computação móvel.
Sediado no Campus Formiga-MG, o Polo IFMG conta com um qualificado e multidisciplinar corpo de docentes/pesquisadores, composto por cientistas da computação, engenheiros, físicos, administradores, dentre outros. Além disso, recebe o suporte do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFMG) e da renomada Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE). Os pesquisadores trabalham em laboratórios de computação científica equipados com equipamentos e softwares de ponta para o desenvolvimento dos projetos de PD&I, além do Laboratório de Sistemas Automotivos Inteligentes.
Destacamos os quatro projetos já realizados em parceria com a Embrapii:
• Semáforo inteligente para controle de fluxo mediante detecção de presença
• Sistema Inteligente de Ponto Eletrônico e Produção Integrado a Veículo Automotor para Ambientes de Baixa Conectividade
• Carro Verde: um arcabouço de coleta e descoberta de informação na Web - uma abordagem semiautomática
• Escalonador inteligente para veículos e ativos móveis
Mais informações: http://embrapii.org.br.
O IFMG é credenciado pela Embrapii
para executar Projetos de Pesquisa,
Desenvolvimento e Inovação na área
de competência em "Mobilidade e Sistemas Inteligentes"
Como funciona?
- Sua empresa e a Unidade Embrapii IFMG definem um projeto inovador para um produto ou processo de seu interesse.
- O custeio dos contratos é dividido da seguinte forma: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Embrapii e os outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira.
- A infraestrutura para o desenvolvimento do projeto é fornecida pela Unidade EMBRAPII IFMG.
- O projeto é executado com segurança, sigilo e garantia à empresa da exploração da tecnologia desenvolvida.
- A empresa consolida um diferencial competitivo no mercado.
Áreas de competência do IFMG
credenciadas para a Unidade EMBRAPII
A área de competência da Unidade EMBRAPII no IFMG é "Mobilidade e Sistemas Inteligentes", com as subáreas:
"Sistemas Automotivos e Transportes"
"Otimização de Processos e Ativos Móveis"
As subáreas podem ser aplicadas em: Otimização e Heurísticas; Visão computacional; Segurança e criptografia; Desenvolvimento móvel; Barramentos automotivos; IoT; Sensores Inteligentes; Redes de Comunicação; Tracking; Aprendizado de Máquina; Big Data; Sistemas de Apoio a Decisão; Análise Estatística; Geo-localização; Desenvolvimento Web; Comunicação Wireless; Logística; Agricultura; Data Fusion; FPGA; Veículos Autônomos; Gestão; Economia; Sistemas Inteligentes; Comunicação Veicular; Infotainment; Sistemas Embarcados; Cidades Inteligentes.
Contato
Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..